Assembleia Legislativa cria Dia de Conscientização sobre o Autismo no MA

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta terça-feira (03/07/2012), o Projeto de Lei nº 047/2012, de autoria da deputada Vianey Bringel (PMDB), que institui o Dia Estadual de Conscientização sobre o Autismo no âmbito do Estado do Maranhão.
De acordo com o projeto, fica instituído, em âmbito estadual, o Dia da Conscientização sobre o Autismo, a ser comemorado anualmente no dia 2 de abril, data esta já instituída pela ONU em 2008.
A idéia é que o Dia da Conscientização sobre o Autismo seja incluído no calendário oficial de eventos do Estado do Maranhão. Ao apresentar o projeto, a deputada Vianey Bringel explicou que quer a conscientização sobre o autismo, chamando a atenção para o problema das pessoas com transtorno espectro do autismo em palestras apresentadas em eventos, ampliando o conhecimento da sociedade a respeito do assunto e combatendo o preconceito.
Na justificativa do projeto, a deputada Vianey Bringel afirma que no Maranhão existem centenas de famílias que enfrentam diariamente o preconceito, e lamentavelmente pela falta de esclarecimento e de campanhas educativas sobre o assunto, muitos autistas são privados do convívio social, do acesso à escola a saúde e ao mercado de trabalho.
Vianey Bringel frisa que o autismo é um transtorno global de desenvolvimento, que afeta a capacidade de comunicação, de interação social e de comportamento.
“Essas limitações dificultam a convivência, e transformam essas pessoas em vitimas de discriminação. Apesar de grande número de pesquisa e estudos, pouco se sabe sobre a origem, as causas orgânicas e não se pode dizer que o autismo é um transtorno claramente definido, o que torna esta síndrome em enigma para a ciência, e aumenta a angustia familiar”, acentua Vianey Bringel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é defensividade tátil?

Transtorno de modulação sensorial

Disgrafia