SÍNDROME DE DOWN


Pesquisando na internet artigos, sites, atividades sobre estimulação precoce, integração sensorial, desenvolvimento infantil e muitos outros assuntos relacionados à estimulação e reabilitação infantil, encontrei um blog de uma colega de profissão que faz várias postagens superinteressantes para pais e profissionais.

E a que me despertou interesse foi sobre ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO - SÍNDROME DE DOWN a qual postarei aqui e farei alguns destaques. Pois, por coincidência essa semana escutei algo que realmente me deixou preocupada: "Mãe não espere muito de seu filho, pois criança com Síndrome de Down não se desenvolve muito."

Bem, essa criança tem apenas 3 meses. E nós sabemos, sim, que o desenvolvimento não será igual ao de uma criança sem alguma limitação congênita ou adquirida, mas que com a estimulação precoce, inserção da criança no convívio de outras crianças, no ambiente escolar, na família, mas principalmente tratando como criança, ela vai se desenvolver no seu tempo e velocidade.
Bem, vamos ao texto:


AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO ACONTECEM
DESDE O MOMENTO DO NASCIMENTO!!


Cada criança é um indivíduo e é importante lembrar-se disso quando você for comparar seu filho com outras crianças ou crianças de um grupo diferente.
Crianças com síndrome de Down variam muito em suas habilidades, em seus gostos, personalidade, pontos fortes bem como qualquer outra criança!

O que é importante é que a sua criança continue a fazer seus progressos em diferentes áreas com um ritmo próprio, da sua maneira- nem tão rápido nem tão devagar!

Para a grande maioria das crianças com síndrome de Down, o progresso em todas as áreas é afetado de alguma forma, com alguns aspectos do desenvolvimento evoluindo mais rapidamente do que outros - por exemplo, a socialização e a compreensão emocional e sua capacidade de comunicação não verbal é muitas vezes mais avançado do que seu desenvolvimento motor ou o progresso na fala.

É importante lembrar que uma criança que tenha problemas de saúde com frequência nos primeiros meses e anos de vida está mais susceptível a maiores atrasos do desenvolvimento do que as crianças saudáveis.

No entanto, assim que os problemas de saúde tenham sido detectados e tratados pelos médicos, essas crianças geralmente passam obter progressos em todas as áreas.

Muitas crianças que parecem estar progredindo lentamente nos primeiros meses pode a qualquer momento começar a evoluir de forma satisfatória.


Por isso, é quase impossível um especialista determinar o que irá acontecer com seu filho do nascimento até os cincos anos de idade.


Lembrando que por causa dessas variações entre as crianças com síndrome de down, os padrões de desenvolvimento e as tabelas de comparação com crianças com desenvolvimento "típico" devem ser olhadas com muita cautela.



FONTES: TEXTO E FOTO - http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/2011/11/etapas-do-desenvolvimento-sindrome-down.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é defensividade tátil?

Transtorno de modulação sensorial

Disgrafia